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PARTICIPAÇÃO DE AGRICULTORES, ESTUDANTES E PROFESSORES DA UFPA NO 13º CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA

  • Publicado: Terça, 04 de Novembro de 2025, 21h02
  • Última atualização em Terça, 04 de Novembro de 2025, 21h13

O Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) é um evento científico organizado pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) com periodicidade bianual. Em 2025 a décima terceira edição do CBA foi realizada na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro/BA, no coração do semiárido nordestino, entre 15 e 18 de outubro, com o tema “Agroecologia, Convivência com os Territórios Brasileiros e Justiça Climática”.

 O CBA já foi realizado em todas as regiões do país, do Rio Grande do Sul a Belém do Pará (ver mapa). Em sua 13ª edição retorna ao nordeste, numa região que é simbólica pela sua resiliência e capacidade de se reinventar frente aos desafios econômicos, sociais, ambientais e climáticos. O desenvolvimento de estratégia de convivência com o semiárido deve servir como um farol para o mundo da Agroecologia, que em seus princípios fundantes, reconhece os conhecimentos e saberes locais como ponto de partida para a resolução de problemas. Os principais objetivos do 13º CBA foram a mobilização dos processos preparatórios, a promoção do diálogo entre grupos que realizam a Agroecologia em suas diferentes dimensões e a sistematização de conhecimentos.

Figura 2: Plenária de abertura

Figura 3: Plenária final

Visando a participação ampla da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pará (UFPA), um grupo de docentes e estudantes ligados ao Núcleo de Estudos em Agroecologia Ajuri (NEA- Ajuri) e do grupo de pesquisa BioSE (Biodiversidade, Sociedade e Educação na Amazônia/CNPq), deram início a mobilização e articulação visando estimular e orientar os discentes a apresentarem trabalhos nas diferentes modalidades aceitas pelo CBA. Ao longo do processo, professores do Campus de Abaetetuba, ligados ao curso de Agroecologia (Tecnológico), da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (FADECAM) e ao Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-GEDAF) se juntaram ao processo. O movimento rumo ao CBA também acolheu estudantes do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e do Campus Universitário de Altamira. Com a impossibilidade de apoio de transporte por parte da UFPA para o deslocamento da comunidade universitária e dos movimentos camponeses até a Univasf, os docentes do INEAF iniciaram outras articulações a fim de conseguir apoio para a concretização da viagem. A UFPA, de toda sorte, apoiou a viagem dos estudantes com ajuda de custo para alimentação e seguro de viagem.

Com efeito, a coordenação do Projeto Fefaccion (Centro Francês de Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento Internacional, Cirad, França) foi crucial  para apoiar a participação dos docentes, estudantes e camponeses. Ao longo das negociações o projeto Fefaccion assumiu os custos de transporte, mas ampliou o público que deveria se beneficiar incluindo agricultores ligados às  atividades do Fefaccion. Esse apoio permitiu a continuidade da mobilização da comunidade universitária da UFPA.

O grupo de docentes, estudantes e agricultores foi formado por 60 pessoas distribuídas conforme o gráfico 1 abaixo.

Gráfico 1: Distribuição dos participantes da caravana ao XIII CBA por categoria e local de origem.

Conforme mostra o gráfico acima, a caravana contou com 8 agricultores, 4 docentes e 47 estudantes de graduação e pós-graduação e um bolsista do Porfor-Ext. Dos 27 estudantes de graduação, 11 são do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural da Faculdade de Desenvolvimento Rural (FACDES) do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), 15 do curso de Agroecologia (Tecnológico) e 1 do curso de Pedagogia, do Campus de Abaetetuba. Dos 20 estudantes de pós-graduação, 17 são do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA) do INEAF (15 do mestrado e 2 do doutorado), 1 do curso de mestrado do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), 1 do curso de mestrado no Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) e 1 do curso de pós-graduação em Estudos de Etnodiversidade, do Campus de Altamira. O bolsista que compõe a caravana é de um projeto de extensão, o PROFOREXT, do INEAF. Dos 4 docentes, 2 são do INEAF e 2 do Campus de Abaetetuba. 

O 13º CBA ofereceu a possibilidade de apresentação de trabalhos (científicos e relatos de experiência) em 19 eixos temáticos, sendo eles: Eixo 1: Agriculturas Urbanas; Eixo 2: Ancestralidades, terra e território; Eixo 3: Arte, Cultura, Comunicação Popular, Mídias Sociais e Agroecologia; Eixo 4: Biodiversidade e conhecimentos das/os Agricultoras/es, Povos e Comunidades Tradicionais; Eixo 5: Campesinato, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; Eixo 6: Contra os Agrotóxicos e Transgênicos; Eixo 7: Construção do Conhecimento Agroecológico; Eixo 8: Justiça Climática, agroecologia e transformação dos sistemas agroalimentares; Eixo 9: Educação em Agroecologia; Eixo 10: Gênero, Feminismos e Diversidades na Construção Agroecológica; Eixo 11: Infâncias e Agroecologia; Eixo 12: Juventudes e Agroecologia; Eixo 13: Manejo de Agroecossistemas; Eixo 14: Políticas Públicas e Agroecologia; Eixo 15: Saúde e Agroecologia; Eixo 16: Sistemas Agroalimentares e Economia Solidária; Eixo 17: Transições Agroecológicas para a Convivência nos Territórios; Eixo 18: Inovações Camponesas e Tecnologias Sociais promovendo agroecologia; Eixo 19: Animais na agroecologia.

Os docentes e agricultores integrantes da caravana participaram efetivamente em 13 dos 19 eixos do CBA. No total foram apresentados 52 trabalhos entre resumos científicos expandidos e relatos de experiências. Os eixos 4: Biodiversidade e conhecimentos das/os Agricultoras/es, Povos e Comunidades Tradicionais e Eixo 9: Educação em Agroecologia, tiveram números mais expressivos de trabalhos, o que é bem coerente com a formação no INEAF e no curso de Agroecologia (Tecnológico) do Campus de Abaetetuba.

Gráfico 2: Distribuição dos trabalhos aprovados por eixo temático.

Importante salientar que eixos como o eixo 2, 7 e 16, receberam um elevado número de trabalhos. Os três eixos tratam respectivamente de Ancestralidades, terra e território, Construção do Conhecimento Agroecológico e Sistemas Agroalimentares e Economia Solidária. Dessa forma, percebe-se uma coerência forte dos processos formativos desenvolvidos na UFPA em diferentes ambientes e as linhas temáticas do CBA.

Figura 4: Discentes do curso de Agroecologia (Tecnológico) do Campus de Abaetetuba e BDRs nos Tapiris

 

Figura 5: Caravana organizada pelo NEA Ajuri, BioSE, Projeto Fefaccion e Curso de Agroecologia (Tecnológico) do Campus de Abaetetuba

Figura 6: Docentes do INEAF na reunião dos Programas de Pós-Graduação no CBA.

Figura 7: Discente e docentes do INEAF

 

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