Docente do INEAF/UFPA realiza atividades como pesquisadora visitante nos Estados Unidos e na Espanha com apoio da Fulbright e da chamada ERC–CONFAP–CNPq
A professora Monique Medeiros, do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF/UFPA), esteve afastada de suas atividades docentes durante o primeiro semestre de 2025 para realizar um período de pesquisa internacional como pesquisadora visitante em duas universidades no exterior, com apoio de bolsas concedidas por importantes instituições de fomento à pesquisa científica.
Entre janeiro e maio, a docente esteve vinculada ao Departamento de Antropologia da Universidade da Geórgia (University of Georgia – UGA), nos Estados Unidos, sob a supervisão do professor Donald R. Nelson. Durante sua estadia, Monique pôde participar de aulas ministradas pelo professor Nelson, apresentar suas pesquisas em andamento no Brasil, especialmente sobre desigualdades hídricas na Amazônia, e colaborar na elaboração de artigos científicos e de um projeto de pesquisa em parceria com colegas da universidade norte-americana, submetido à chamada do CNPq voltada à cooperação internacional. Essa fase da pesquisa foi viabilizada por meio de uma bolsa do programa Fulbright Brasil para Pesquisadores Visitantes Júnior, concedida à docente (veja mais em: fulbrightscholars.org/grantee/monique-medeiros).
Ainda em parceria com Donald Nelson, Monique Medeiros teve duas propostas aprovadas para a Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM 2025), que ocorrerá em agosto: uma mesa de discussão e um grupo de trabalho, ambos voltados ao debate sobre questões socioambientais e epistemologias da água. A programação completa do evento pode ser acessada aqui e aqui.
Em julho, a professora Monique deu continuidade à sua agenda internacional de pesquisa, dessa vez como pesquisadora visitante na Universidade de Vigo (UVigo), na Espanha, onde esteve vinculada ao Post-Growth Innovation Lab, um laboratório de referência em estudos sobre inovação social, economias alternativas e transições pós-crescimento (mais informações: postgrowth-lab.uvigo.es) e coordenado por Mario Pansera. Em Pontevedra, participou de reuniões com pesquisadoras e pesquisadores da Espanha e de outras nacionalidades, apresentou resultados parciais de suas pesquisas desenvolvidas na Amazônia Paraense, colaborou na elaboração de um artigo científico e organizou uma mesa temática aprovada para o 8º Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura (8º EBPC), que será realizado em outubro deste ano em Brasília, com a participação presencial de Mario Pansera. Sua participação na Espanha foi viabilizada por uma bolsa concedida no âmbito da chamada ERC–CONFAP–CNPq Call 2023 (mais detalhes: confap.org.br).
As experiências internacionais da professora Monique Medeiros fortalecem a internacionalização da UFPA e contribuem para o avanço de pesquisas transdisciplinares nos campos da antropologia da água, justiça hídrica e alternativas ao desenvolvimento em contextos amazônicos.
Monique Medeiros e Donald R. Nelson, em frente ao Departamento de Antropologia, na Universidade da Geórgia em Athens, Geórgia (EUA).
Reunião de trabalho no Departamento de Antropologia, na Universidade da Geórgia em Athens, Geórgia (EUA).
Redes Sociais