Página inicial > Últimas Notícias > Participação de coordenadora do PPGAA/INEAF em Seminário de Meio Termo da Área Interdisciplinar de Avaliação da CAPES

• Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 14h04
  • Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 14h05

Entre os dias 19 e 24 de novembro, a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas, do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares, da Universidade Federal do Pará, Monique Medeiros, participou do Seminário de Meio Termo da Área Interdisciplinar da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília.

Os Seminários de Meio Termo são realizados no terceiro ano de cada ciclo da avaliação dos PPGs, com o intuito de possibilitar diálogos entre coordenadoras e coordenadores de PPGs e a equipe que atua, no âmbito da CAPES, nas avaliações dos PPGs. Tais diálogos visam, por sua vez, aperfeiçoar esses processos avaliativos.

Atualmente, a área conta com 379 programas de pós-graduação. No Pará, localizam-se 18 PPGs interdisciplinares, dentre os quais se encontra o PPGAA.

Durante o Seminário, a docente pôde interagir com coordenadores de distintos programas de pós-graduação da área interdisciplinar da CAPES, bem como com o coordenador de área e coordenadores e coordenadoras das quatro câmaras da CAPES: meio ambiente e agrárias; sociais e humanidades; engenharia, tecnologia e gestão; e saúde e biológicas.

A programação do evento compreendeu espaços de reflexão e discussão sobre a avaliação quadrienal dos PPG, relativa ao período 2021 – 2024; a importância de processos de autoavaliação e planejamento estratégico e das parcerias entre PPG; o processo de internacionalização e regionalização; o impacto e relevância econômica e social dos Programas; a reestruturação da área interdisciplinar da CAPES; e o preenchimento da plataforma Sucupira.

O evento oportunizou compartilhamentos de experiências e análise de desempenho dos PPGs nos dois primeiros anos do quadriênio.

A semana foi de significativa relevância para os processos de consolidação do PPGAA.

Coordenadoras e coordenadores de PPGs na área Interdisciplinar da CAPES, reunidos, em novembro/2023, em Brasília.

Coordenadoras e coordenadores de PPGs Interdisciplinares, do Pará, presentes no Seminário.

Coordenadoras e coordenadores de PPGs interdisciplinares, do Pará, com o coordenador e a coordenadora adjunta da câmara de meio ambiente e agrárias da CAPES, Mário Vasconcellos Sobrinho e Márcia Bento Moreira.

Coordenadoras e coordenador de PPGs Interdisciplinares, com o coordenador da área interdisciplinar da CAPES, Eduardo Winter, em Brasília.