Página inicial > Últimas Notícias > 11 de janeiro, Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos no Brasil, entrevista com Prof. Dr. Luís Mauro Santos Silva

• Publicado: Quinta, 10 de Janeiro de 2019, 15h21
  • Última atualização em Sexta, 04 de Novembro de 2022, 18h33

No dia 11 de janeiro de 1990, foi publicado o decreto 98.816/1990, determinando registro, controle, inspeção e fiscalização de produtos agrotóxicos no Brasil, assim,  11 de janeiro, ficou registrada como data de relembrar e reforçar ações e discussões sobre a questão do controle da poluição por agrotóxicos no país. O Comunica INEAF  entrevistou o Prof. Dr. Luís Mauro Santos Silva, integrante da coordenação do Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural, do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares – INEAF, vice coordenador do Núcleo de Estudos Agroecológico – AJURI,  e também docente do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas – PPGAA/INEAF da Universidade Federal do Pará.

Prof. Dr. Luís Mauro Santos Silva. Foto: Comunica INEAF

O docente falou sobre o contexto mundial e do Brasil em relação à questão dos agrotóxicos, explicou sobre a importância da agroecologia para a segurança e soberania alimentar, também explanou sobre a questão do fim do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA, que ocorreu recentemente em nosso país. Por fim comentou sobre o papel do INEAF na difusão dos conhecimento da agroecologia e na questão da problemática dos agrotóxicos. Abaixo você pode ouvir a entrevista completa.

Por: Moacir J. M. Pereira - Setor de Comunicação INEAF / UFPA