Página inicial > Últimas Notícias > NOTA DE APOIO À NOMEAÇÃO DO PROFESSOR DOUTOR EMMANUEL ZAGURY TOURINHO AO CARGO DE REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

• Publicado: Terça, 06 de Outubro de 2020, 15h46
  • Última atualização em Terça, 06 de Outubro de 2020, 15h46

O Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (Ineaf), da Universidade Federal do Pará (UFPA), unidade acadêmica que atua há quase três décadas na formação, pesquisa, desenvolvimento e produção do conhecimento acerca das diversas dimensões do mundo rural amazônico, com enfoque nas agriculturas familiares, sempre se posicionou de forma inquestionável pela proteção da Amazônia e valorização das camponesas e camponeses, povos indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais, e suas mais distintas formas organizativas. O Ineaf, historicamente, protagoniza o diálogo com esses grupos sociais, que lutam pelos seus direitos territoriais e de existência, para reproduzirem-se física e simbolicamente, com respeito à natureza e à vida. Na condição de espaço acadêmico, o Instituto renova suas práticas pedagógicas, modos de fazer pesquisa e epistemologias em forte proximidade com esses atores sociais que ocupam as matas, os rios e as várzeas, em assentamentos, unidades de conservação, terras indígenas, manguezais, mares, lagos, aldeias, quilombos ou mesmo em cidades da imensa Amazônia.
Com efeito, a comunidade vinculada ao Ineaf, formada por docentes-pesquisadores/as, corpo técnico, e estudantes do recém-criado curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural e do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas, vem se posicionar pelo apoio incondicional à nomeação, a ser efetuada pelo presidente da República Federativa do Brasil, do Prof. Emmanuel Zagury Tourinho, como Reitor da Universidade Federal do Pará, a maior e mais importante Instituição de Ensino Superior sediada na Amazônia.
Reiteramos que o Prof. Emmanuel Zagury Tourinho foi eleito em consulta ampla, ocorrida em julho último, com mais de 90% dos votos da comunidade universitária – a mais expressiva vitória nos 63 anos de história da UFPA.
Desde o tempo em que o Prof. Emmanuel Tourinho foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o Ineaf acompanha de perto sua gestão séria, dedicada, republicana e competente, norteada pelo princípio de que a educação superior e a ciência são atributos inegociáveis para o desenvolvimento da Amazônia. A administração do Prof. Emmanuel Tourinho notabilizou-se, ainda, pelo respeito a valores como democracia, diversidade sociocultural e de gênero, inclusão social, excelência acadêmica e os da universidade pública e gratuita como pilares da Universidade como espaço de construção de um ser humano emancipado e, por conseguinte, comprometido com a transformação positiva da sociedade.
Não é por outra razão que a UFPA, nos últimos anos, vem se colocando em lugar de destaque no ensino de graduação e pós-graduação na Região Norte, no Brasil e no mundo, recebendo, por isso, reconhecimento de organismos nacionais e internacionais. Pelo respeito à autonomia
universitária, garantida na Carta Magna, pelo respeito à vontade da comunidade universitária e pelo respeito aos povos da Amazônia, o Ineaf apoia e demanda a nomeação imediata do Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho para o cargo de Magnífico Reitor da Universidade Federal do Pará.

Não haverá golpe na UFPA. Não haverá intervenção na Universidade sediada em solo cabano. Nomeia Tourinho!

Comunidade Universitária do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares, da Universidade
Federal do Pará – Verão Amazônico / setembro de 2020.

BAIXAR A NOTA INEAF