Página inicial > Últimas Notícias > Conferência: Ambiente, sociedades e territorialidades em contextos rurais

Conferência: Ambiente, sociedades e territorialidades em contextos rurais

• Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 15h14
  • Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2022, 14h58

Ocorreu no dia 19 de setembro de 2019, no Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares – INEAF, na Universidade Federal do Pará, dentro da ação Espaço Interações, a conferência Ambiente, sociedades e territorialidades em contextos rurais. Foram conferencistas o Prof. Dr. Otávio do Canto (NUMA/PPGEDAM/UFPA), discutindo sobre Meio ambiente e ordenamento territorial em áreas inundáveis, a Prof.ª Dr.ª Flávia Charão Marques (PPGDR/UFRGS), tratando do tema Reconfigurações sociotécnicas nos territórios: a criatividade e as práticas em perspectiva, e o Prof. Dr. Alberto Arce (Wageningen University), discutindo sobre Contra-desenvolvimento: modernidades, atores sociais e as cosmopolíticas.

Da esquerda para direita, Prof.ª Dr.ª Angela May Steward (Coordenadora do PPGAA), Prof. Dr. Otávio do Canto, Prof.ª Dr.ª Flávia Charão e Prof. Dr. Alberto Acer. Foto: Setor de Comunicação INEAF/UFPA

O público presente teve participação de docentes da UFPA, servidores técnicos-administrativos, discentes do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural, do curso de Especialização em Sistemas Agroextrativistas para Territórios de Uso Comum na Amazônia, dos cursos de Mestrado e Doutorado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável (MAFDS e DAFDS / PPGAA), além de ex-alunos do INEAF e demais membros da comunidade acadêmica.

Conferência Ambiente, sociedades e territorialidades em contextos rurais, no Espaço Interações, Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares. Foto: Setor de Comunicação INEAF/UFPA

A conferência apresentou perspectivas de distintos pesquisadores sobre os novos rumos para o desenvolvimento rural no cenário político e econômico do Brasil, em especial na Amazônia. O Prof. Dr. Otávio do Canto abordou pontos como Amazônia dada como pluralidade, território usado, território abrigo, território recurso, território aceitável, conflitos socioambientais, cartografia participativa e desenvolvimento sustentável, dentre outros. A Prof.ª Dr.ª Flávia Charão tratou da invisibilização da diferenciação tecnológica da agricultura, desenvolvimento aceitável, inovação, tensão nos territórios, cursos e ação e processos de mudança, convívio com problemas apresentados, entre outros pontos. O Prof. Dr. Alberto Acer falou aos presentes sobre ciência e conhecimento dado por processos cognitivos, sociomaterialidade, política de vida, cibernética, participação social, políticas públicas, adaptação e conhecimento local, além de outros temas.

Por fim a coordenadora do PPGAA, Prof.ª Dr.ª Angela May Steward agradeceu a presença dos conferencistas e demais participantes, falou da importância do diálogo acadêmico da problemática apresentada e ainda explicou que o Espaço Interações é um espaço aberto para o debate na realidade dos dias atuais. A docente informou ainda, que pelo período da tarde, ocorreria a reunião de trabalho no PPGAA, com a participação da Prof.ª Dr.ª Flávia Charão Marques e do Prof. Dr. Alberto Arce, no sentido de aumentar a aproximação entre instituições de pesquisa e o buscando aumentar a redes de pesquisadores e instituições nacionais e internacionais. A reunião de trabalho teve o envolvimento dos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS) e Agriculturas Amazônicas (PPGAA/UFPA).

Por Moacir J. M. Pereira

Setor de Comunicação INEAF

Abaixo você pode ouvir os trechos da conferência.

Apresentação da Conferência - Prof.ª Dr.ª Angela May Steward

Conferencista Prof. Dr. Otávio do Canto