Página inicial > Últimas Notícias > INEAF APOIA JOVENS QUILOMBOLAS DE OURÉM NO PROCESSO SELETIVO ESPECIAL DA UFPA

INEAF APOIA JOVENS QUILOMBOLAS DE OURÉM NO PROCESSO SELETIVO ESPECIAL DA UFPA

• Publicado: Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 14h27
  • Última atualização em Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 18h42

Em julho do ano passado, o Professor Dr. Valério Gomes recebeu convite da Associação do Território Quilombola do Mocambo de Ourém, no nordeste paraense, para apoiar jovens estudantes do Mocambo na preparação para o Processo Seletivo Especial (PSE) da UFPA, que envolve dois momentos: (i) redação e (ii) entrevista presencial. Após uma primeira reunião com os jovens da comunidade, o professor procurou envolver outros profissionais e instituições na iniciativa, convidando o Dr. Josias Sales, antropólogo e professor do Instituto Federal de Educação (IFPA); Dr. Robson Rua, professor de letras da UFPA, Marcelo Almeida, historiador e professor do ensino médio, Rafaela Cunha, socióloga e mestre em agriculturas familiares, André Moraes, geógrafo e mestre em ciências do ambiente, e Jessica Trindade, advogada. A partir desse grupo de profissionais, foi criado o curso de extensão preparatório para o Processo Seletivo Especial (PSE) da UFPA para candidatos Quilombolas do Mocambo, tendo como foco técnicas de redação e entrevista. O curso teve duração de duas semanas durante os meses de julho e agosto de 2021, realizado na Escola Maria Epifânia no centro da comunidade do Quilombo do Mocambo, há cinco quilômetros da sede do município. As oficinas conciliaram componentes de técnicas de redação e levantamento dos saberes populares do Quilombo, instigando os jovens a conhecer melhor a sua própria cultura e valorização de seus saberes tradicionais. Após esse período presencial, as discussões de preparação continuaram de forma virtual via grupo de Whatsapp, com orientações e discussões pontuais com os estudantes.

Foto: Atividade sendo desenvolvida na comunidade; Autoria: Valério Gomes

O componente preparatório para a entrevista do PSE, o momento no qual examina-se a autenticidade da candidatura dos estudantes, envolveu métodos de pesquisa-ação com os jovens. Os jovens foram divididos em grupos, discutiram temas de pesquisa de interesses e elaboram um questionário aberto para aplicarem com os residentes mais velhos da comunidade. Os temas de pesquisa envolveram questões sobre histórias e vivências dos estudantes enquanto quilombolas, processo de luta de reconhecimento da comunidade, as práticas culturais e saberes populares da vila do Mocambo, entre outros. A aplicação dessas ferramentas pedagógicas proporcionou não apenas o papel direto dos estudantes como agente de pesquisa sobre os conhecimentos, mas também promoveu diálogos diretos e troca de experiências geracionais entre os jovens e os residentes mais velhos, a partir de uma abordagem pedagógica de valorização de saberes tradicionais na comunidade. Isto aliou as atividades de técnicas de oficinas de redação aos temas potenciais de perguntas durante a entrevista presencial do PSE. Vários candidatos obtiveram nota dez na entrevista. Outro resultado desse processo de pesquisa-ação de preparação foi a elaboração de uma cartilha intitulada “As Guardiãs do Saber Popular: Rezadeiras e Benzedeiras do Quilombo do Mocambo no Município de Ourém-Pa”, que está em processo de revisão para publicação.

Foto: Atividade de valorização de saberes desenvolvida na comunidade; Autoria: Valério Gomes

Dois dias atrás o presidente da associação enviou uma mensagem para o professor Dr. Valério Gomes: “Opa, hoje o território quilombola de Mocambo Ourém Pará está em festa por mais uma conquista dos nossos jovens calouros rumo a UFPA para mais um desafio em suas jornadas de ensino”. O resultado do PSE da UFPA havia sido publicado.

Fotos: Atividade desenvolvida na comunidade e comemoração pela aprovação dos candidatos no PSE; Autoria: Valério Gomes & Maridalva Santos

Em 2022 a UFPA tem como calouros (as) em diversos cursos de graduação: Ana emeli (turismo), Annela Souza (dança), Ana Paula (teatro), Erika Thais (inglês), Erielson Lima (teatro), Josiel Sales (arquitetura), Laura Fernanda (dança), Maria Angelina (geografia),  Raysila Pinheiro (Eng. Bioprocesso), Wiliam Santos ( matemática); todos (as) vindo (as) do território Quilombola do Mocambo de Ourém. Foram dez jovens aprovados, basicamente a metade da turma que participou do processo de preparação para o PSE. A professora Maridalva Santos, educadora quilombola, é uma grande mobilizadora de forças e inspiração para esses jovens que estão chegando na UFPA. Sejam todos (as) bem vindos (as) à UFPA.

Texto: Prof. Valério Gomes