Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Áudios

Áudios

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 14h17 | Última atualização em Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 13h40 | Acessos: 1276

Coordenadora do PPGAA fala sobre a Oficina de Planejamento para 2019

27 de fevereiro de 2019

A Prof.ª Dr.ª Lívia de Freitas Navegantes Alves foi entrevistada pelo Comunica INEAF e falou sobre a importância da Oficina de Planejamento do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas do INEAF. Explicou que os docentes do PPGAA fizeram análises sobre a Pós-Graduação considerando o novo desafio que é o início do curso de Doutorado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Rural, agora em 2019.

Prof.ª Dr.ª Lívia de Freitas Navegantes Alves

A Docente explicou sobre a integração de novos docentes ao PPGAA, da necessidade de integração do cursos de mestrado e doutorado do PPGAA. Ainda falou que se pretende avançar ainda mais em projetos de pesquisa, publicações, infraestrutura, colaborações institucionais no Brasil e no exterior. Ainda explicou que a oficina traçou a oferta de disciplinas para o mestrado e o doutorado, o cronograma de eventos e calendário do Programa. Abaixo você pode ouvir a entrevista completa.

11 de janeiro, Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos no Brasil, entrevista com Prof. Dr. Luís Mauro Santos Silva

10 de janeiro de 2019

No dia 11 de janeiro de 1990, foi publicado o decreto 98.816/1990, determinando registro, controle, inspeção e fiscalização de produtos agrotóxicos no Brasil, assim,  11 de janeiro, ficou registrada como data de relembrar e reforçar ações e discussões sobre a questão do controle da poluição por agrotóxicos no país. O Comunica INEAF  entrevistou o Prof. Dr. Luís Mauro Santos Silva, integrante da coordenação do Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural, do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares – INEAF, vice coordenador do Núcleo de Estudos Agroecológico – AJURI,  e também docente do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas – PPGAA/INEAF da Universidade Federal do Pará.

Prof. Dr. Luís Mauro Santos Silva. Foto: Comunica INEAF

O docente falou sobre o contexto mundial e do Brasil em relação à questão dos agrotóxicos, explicou sobre a importância da agroecologia para a segurança e soberania alimentar, também explanou sobre a questão do fim do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA, que ocorreu recentemente em nosso país. Por fim comentou sobre o papel do INEAF na difusão dos conhecimento da agroecologia e na questão da problemática dos agrotóxicos. Abaixo você pode ouvir a entrevista completa.

A Diretora da Faculdade de Desenvolvimento Rural (FACDES-INEAF) faz avaliação sobre o primeiro ano do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural

20 de dezembro de 2018

A Diretora da Faculdade de Desenvolvimento Rural (FACDES), Prof.ª Dr.ª Soraya Abreu de Carvalho deu entrevista para o Comunica INEAF tecendo sua avaliação sobre o curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural (BDR) para o ano de 2018. A docente expôs que o curso apresenta em seu corpo discente um público bem diversificado, pessoas de vários origens, tanto agricultores, quilombolas, filhos de agricultores e ainda pessoas do meio urbano. De acordo com a docente, os discente se mostraram bem engajados nas atividades e discussões apresentadas ao longo deste primeiro ano de curso. Explicou ainda que houve possibilidade de serem realizadas várias atividades práticas em campo com os alunos, o que é um grande diferencial do curso, os estágios de vivência nas comunidades. Busca-se ainda maiores aproximações com intituições no sentido de fomentar parcerias institucionais, além das já existente, tais quais  INCRA, IDEFLOR, FASE, CNS, EMBRAPA, Movimentos Sociais e Comunidades.

Soraya Abreu de Carvalho explicou a importância dos estágios de vivência e supervisionados, os primeiros que apresentam-se como um inovador exercício metodológico e pedagógico, que faz com que as comunidades rurais atuem como atores principais nos processos em que os saberes e conhecimentos se encontram, sendo os membros destas comunidades os ‘professores’ que ensinam e interagem com os discentes e docentes do curso. De acordo com a Diretora da FACDES, para 2019 serão ofertadas 45 vagas para formar a segunda turma do curso, e ainda continuam os esforços de avanços em termos de infraestrutura e equipamentos para o curso. Abaixo você pode ouvir a entrevista completa.

Entrevista na RádioWEB UFPA - Belém+30: maior evento de sociobiodiversidade do Planeta está com inscrições abertas e taxas especiais.

Debate sobre Os impactos da crise brasileira no Peru e na América Latina com o Prof. Rómulo Edgardo (VIII Foro Social Panamazónico) e O diálogo de saberes entre o conhecimento científico e ancestral com o Prof. Fabiano de Oliveira Bringel (UEPA).

Participaram do debate, Nilde Souza (Articulação de Mulheres Brasileiras), Vanusa da Conceição Cardoso (Comunidade Quilombola do Abacatal), Adriane da Costa Brito (Discente UFPA), Regiane da Costa Pantoja (UFPA), Mailson Lima Nazaré (Discente UEPA), Prof.ª Maria Marize Duarte (Grupo de Pesquisa Movimento Social e Cidadania na Amazônia - UEPA), Moacir José Moraes Pereira (NCADR/UFPA) e Antônia Salgado.

O evento ocorreu em 19/09/2017, no auditório do NTPC/UFPA.

Entrevista na RádioWEB UFPA dos professores Flávio Bezerra Barros e Luís Mauro Santos Silva sobre Agricultura Familiar

-----------------------------------------------------------------------------------------------

registrado em: